domingo, 8 de novembro de 2015

A grande pesca.

        “ Feito isto, apanharam uma grande quantidade de peixes, de modo que as redes se rompiam.”
( Lc 5.6)

       A GRANDE PESCA.

__ Essa será uma noite excelente__  Disse Pedro.
   Tinha tudo para ser uma ótima noite de pescaria, Pedro colocou todos os seus apetrechos de pesca dentro do velho barco, e no iniciozinho da noite lançou-se ao mar com grande expectativa de uma boa pescaria.  As horas se avançavam rapidamente, e a cada nova tentativa de Pedro, uma nova decepção, nada de peixes nem se quer um; assim foi no decurso daquela noite trágica, o dia raiou no horizonte e o experiente pescador retornou para a praia vencido pelo cansaço, a única coisa em que ele pensava era descansar um pouco na praia, para mais tarde tentar novamente.
   De repente, enquanto Pedro conversava com outros pescadores que na verdade eram seus sócios, notou uma grande multidão que se aglomerou na beira do lago de Genezare, um dos amigos lhe disse:    
__ Melhor irmos até lá e ver que bagunça é aquela, nossos barcos estão ancorados bem ali.
   Ao ouvir isso, que os barcos estavam ali, Pedro imediatamente se levantou de onde estava e adentrou no meio da multidão, com muito esforço chegou onde os barcos estavam, para sua surpresa, no seu barco estava aquele que eles chamavam de Jesus, ensinando a palavra de Deus, o rude pescador não o conhecia ainda, mas aquelas palavras, pareciam penetrar em seu coração, Pedro sentou-se e começou a escutar o ensino do mestre. Terminada a pregação da palavra Jesus se dirigiu a Pedro e disse:
__ Vamos ao mar Pedro, laçai as vossas redes.
Pedro não compreendeu, contudo, mesmo protestando obedeceu. No barco Pedro disse a Jesus:
__ Pescamos a noite toda, e nada apanhamos, agora vens a mim e pedes para ir ao mar lançar redes, tudo bem, eu vou, mas só porque pedistes, lançarei a rede.
   Assim o velho pescador e seu velho barco rumavam ao mar, a certo ponto Jesus disse:
__ Lance sua rede bem aqui.
   Meio desconfiado o pescador assim fez, quando puxou a rede quase não acreditou, a quantidade de peixes era tão grande que as redes quase se romperam; tendo ele que solicitar ajuda de outros barcos, os olhos assustados de Pedro estavam fixos em Jesus.
__Retira-te de mim, porque sou um pecador__ disse Pedro.
Jesus lhe respondeu:
__ Siga-me Pedro, e farei de você um pescador de homens.
    Pedro e seus amigos estavam espantados com o que tinha acabado de acontecer, assim como Tiago e João, filhos de Zebedeu, que também estavam ali. Depois desse episodio, os três deixaram tudo e seguiram a Jesus.

   Quantas vezes o nosso conhecimento humano quer resolver nossos problemas, e quando não são resolvidos, nos decepcionamos; e a angustia vem ao coração. Parece até que Deus não está disposto a nos ajudar, mas isso não é verdade, Deus é o mais interessado em nos ajudar, basta seguirmos o exemplo desse pescador que foi Pedro, contrariando seu conhecimento resolveu obedecer a Jesus, o resultado não foi só uma grande pescaria, mas foi o seu encontro com Jesus e sua transformação em apostolo, e em um grande ganhador de almas. 

O paralitico de Cafarnaum.

“ Qual é mais fácil? Dizer ao paralitico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer-lhe: Levanta-te , e toma o teu leito e anda.”
( Mc 2.8)                                                              

O PARALITICO DE CAFARNAUM.

         A fama de Jesus havia se espalhado com muita rapidez, pessoas de todos os cantos e dos lugares mais remotos procuravam por Jesus, queriam conhecer aquele que segundo diziam, fazia milagres, havia também aqueles que o procurava somente por mera curiosidade.
   Por onde Jesus passava, ficava um rastro de milagres e o perfume de seus ensinamentos e de sua santidade; as pessoas que recebiam uma cura de Jesus, imediatamente viravam divulgadores do evangelho de salvação. Os mais pobres, viam na pessoa de Jesus, uma chama de esperança para suas vidas amarguradas, principalmente aqueles que sofriam opressão por parte do império romano, por esse motivo, onde quer que Jesus fosse uma multidão de pessoas o sequia.
   Certo dia, quando o mestre estava em cafarnaum, muitas pessoas daquela cidade, ouvido que Jesus estava em casa, ajuntaram-se em um numero assombroso de pessoas em sua casa, de forma que já não cabiam dentro da casa; Jesus anunciava a palavra de Deus, quando de repente, no meio da pregação, ouviu-se um estalido vindo do teto da casa; quando todos olharam para cima a fim de saber o que era, viram um buraco enorme aberto no teto, e por esse buraco alguns homens desceram um paralitico.
Jesus vendo a fé daqueles homens disse ao paralitico:
__ Filho, perdoado está os teus pecados.
   Alguns dos escribas que ali estavam, arrazoavam em seus corações dizendo: “ Porque diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados senão Deus.”
Jesus conhecendo os seus pensamentos disse:
__ Porque pensais estas coisas em vossos corações? O que é mais fácil de dizer: Perdoado estão os teus pecados, ou, toma o teu leito e anda. Para que saibam que o filho do homem, na terra tem poder para perdoar pecados ( Disse ao paralitico) a ti te digo: Levanta-te, toma teu leito e vai para casa.
   Aquele que estava paralitico que havia entrado numa maca pelo telhado, agora desfilava alegremente com sua maca nas costas, saído pela porta, glorificando a Deus por sua cura, todos viram aquele grande milagre.
   Qual é o seu maior problema mesmo? Que desafio mesmo que era? Neste texto da bíblia, vemos duas coisas distintas, duas aparentes impossibilidades: A primeira; é perdoar pecados, só Deus perdoa pecados. A segunda: Curar um paralitico, novamente, só Deus cura um paralitico, ambas as coisas é impossível a nos homens, porque de nos mesmos não temos tal capacidade, mas para Jesus isso não é problema, é sim uma oportunidade dele glorificar ao pai.
   Essa é a mensagem que Jesus deixa para todos nos, não existe impossível para o criador de todas as coisas, por isso, nos joguemos nos braços de Jesus, entreguemos os teus caminhos a ele e ele tudo fara.