Amor sim, ódio não.
1 João, 2:11 - Mas aquele que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai; porque as trevas lhe cegaram os olhos.
Irmãos que se odeiam, que não suportam um ao outro, irmãos que vivem anos e mais anos sem se ver ou se falar.
Esse tipo de comportamento entre irmãos está se tornando muito comum de se ver, em muitas das famílias há casos assim, de irmãos que não se suportam, é de doer no mais profundo do coração quando vejo essa coisas. Nos tempos de hoje que se dizem por ai modernos, vemos muitas desavenças entre irmãos, os noticiários da TV comprovam isso, muitos irmãos matam um ao outro por nada.
Na Bíblia encontramos uma história interessante a respeito disso, logo no seu início.
Quem nunca ouviu falar desses dois personagens, Caim e Abel.
Genêsis, 4:8 - Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou.
Estes dois irmãos eram filhos de Adão e Eva, eles eram os primeiros seres humanos na terra, certo dia, Caim trouxe uma oferta a Deus, ele lhe ofertou do fruto da terra, mas o seu irmão Abel fez diferente, ofertou uma ovelha, a melhor que ele tinha, Deus se agradou da oferta de Abel, porém da oferta de Caim Deus não se agradou; Caim ficou com muita raiva em seu coração por Deus não ter atentado para a sua oferta, uma raiva que foi crescendo dia após dia.
Caim havia planejado tudo em seu coração, o seu desejo era ruim, e Deus sabendo do que se passava no seu coração o advertiu, mas Caim não quis dar ouvidos a voz de Deus, ignorou completamente a voz de Deus, o coração do jovem Caim estava tomado de irá, a tal ponto de planejar a morte do seu próprio irmão.
Veja o que diz a palavra.
Genêsis, 4:6,7. - Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante? Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar.
Deus sabia dos planos de Caim, e tentou alerta-lo do perigo que estava correndo, o pecado estava a porta do seu coração de Caim, pronto a entrar e destruir a sua vida, mas Caim ficou cego, e não deu ouvidos para o que Deus estava falando.
O motivo de Deus ter se agradado de Abel foi a atitude dele, em trazer o melhor que ele tinha, já Caim, não fez o mesmo, ele não ofereceu o melhor de seus frutos, ele simplesmente ofereceu seus Frutos sem se atentar em levar o melhor de si para o criador.
Não houve acordo, certo dia, Caim convidou o irmão para um passeio, chegando a certo ponto, Caim pega um pedaço de madeira e mata o seu irmão a pauladas, era o primeiro homicídio que acontecia na terra, com um nível de crueldade que é de arrepiar, não houve nenhuma compaixão do irmão assassino, não houve chances para o irmão assassinado, Caim simplesmente desferiu os golpes sem pensar nas consequências.
Deus contemplou tudo, a punição do criador veio sobre o assassino, Deus o questiona sobre o irmão, mas Caim pouco se importa, ele ainda nutria raiva do irmão mesmo depois de morto, o sangue derramado ali era inocente, ele foi vítima de uma armadilha traiçoeira feita pelo próprio irmão.
Veja o que a palavra diz.
Genêsis, 4:13-15. - Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha punição do que a que eu possa suportar. Eis que hoje me lanças da face da terra; também da tua presença ficarei escondido; serei fugitivo e vagabundo na terra; e qualquer que me encontrar matar-me-á. O Senhor, porém, lhe disse: Portanto quem matar a Caim, sete vezes sobre ele cairá a vingança. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse quem quer que o encontrasse.
Por trás de toda essa tragédia estava o diabo, manipulando os pensamentos de Caim, porque o coração de Caim o diabo já havia tomado, a Bíblia nos diz que de tudo o que devemos guardar, o principal é o coração, porque é dele que procede as fontes da vida. Caim não guardou seu coração, o inimigo veio e plantou o ódio dentro dele.
Essa história serve para nos atentarmos com os sentimentos que estão rondando os nossos corações, a história fala de dois irmãos de sangue, mas eu quero chamar a atenção para os irmãos na fé também, hoje em dia vemos muito isso, irmãos de igreja que não se suportam, pior ainda, Cristãos que não se suportam, por motivos banais.
Somos chamados para sermos embaixadores de Cristo, como iremos falar do seu grande amor se não suportamos o irmão pelo simples motivo dele não ser da mesma igreja, ou por não partilhar dos mesmos pensamentos que temos, e por não concordar com nossa filosofia.
Que possamos reflitir neste dia, podemos até não concordamos o nosso irmão, mas esse não é motivo para não ama-lo, e quando olhamos para outras pessoas, seja elas quais forem, devemos ama - lás assim como Cristo amou a todos.
Jesus está voltando.
Deus abençoe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário