Mateus, 5:3 - Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
O Sermão da montanha é um dos textos bíblicos mais conhecidos por aqueles que lêem a Bíblia e estuda seus livros. Este conjunto de versículos constitui em um dos discursos mais longos proferido por Jesus Cristo, o sermão do monte contem a revelação dos princípios divinos da justiça segundo os quais todo cristão deve viver pela fe no filho de Deus.
Os milagres de Jesus e seus ensinamentos atraia grandes multidões, suas palavras eram palavras de vida de amor de esperança e de exortação, Jesus atraiu grande número de seguidores, o mestre ensinava a palavra em todos os lugares que ia, nas sinagogas, nas praças, e principalmente nos montes, as pessoas que ouviam os ensinamentos de Jesus eram tocadas não só no corpo, mas também na alma.
John Stott, teólogo e escritor, diz que a essência do Sermão da Montanha foi o apelo de Cristo aos seus seguidores para serem diferentes de todos os demais. "Não sejam iguais a eles", disse Jesus (Mt 6.8). O reino que Cristo proclamou deve ser uma contracultura, exibindo todo um conjunto de valores e padrões distintos. Desse modo, ele fala de justiça, influência, piedade, confiança e ambição, e conclui com um desafio radical para que se escolha o caminho dele.[2]
Além de importantes princípios ético-morais, pode-se notar grandes revelações, pois aquilo que muitas vezes é tido por ruim, por desagradável, diante de Deus é o que realmente vai levar muitos à verdadeirafelicidade. Esta passagem forma um paradoxo, contrariando a ideia de muitos e mais uma vez mostrando que "…'Deus não vê como o homem vê, o homem vê a aparência, mas Deus sonda o coração" (I Samuel 16.7).
No versículo três temos " Os pobres de espírito. " Este verso fala daqueles que reconhecem que não tem qualquer auto - suficiência espiritual. dependemos da vida do espírito, do poder e da graça de Deus para herdamos o reino dos céus. Desses é o reino dos céus.
No versículo quatro temos, " Os que choram."
Este versículo fala daqueles que sentem aflição por cauda do pecado, da imoralidade, da crueldade, que prevalecem neste mundo perdido. Estes serão consolados.
No versículo cinco temos. " Os mansos. "
Este versículo está falando de todos aqueles que são humildes e submissos a Deus, são servos verdadeiro que se preocupam mais com a obra e os outros do que consigo mesmo. Esses herdaram a terra.
No versículo seis temos." Fome e sede de justiça. " Essa é a condição fundamental para te uma vida santa em todos os sentidos, todos nós devemos buscar com sinceridade a santificação, essa é uma qualidade de todos que tem sede e fome de justiça. Estes serão fartos.
No versículo sete temos. " Os misericordiosos. " São aqueles que tem compaixão com os que sofrem na carne pelo pecado ou aflições. Estes alcançaram misericórdia.
No versículo oito temos " Os limpos de coração."
São todos os que foram libertos do pecado mediante a graça purificadora de Deus. E o contínuo esforço para glorificar a Deus. Estes verão a Deus.
No versículo nove temos. " Os pacificadores." Constitui-se naqueles que se reconcilia - se com Deus, tem paz com ele e com o testemunho de suas vidas levam muitos a Deus. Estes serão chamados filhos de Deus.
No versículo dez temos" Os perseguidos por causa da Justiça." São todos os que procuram viver de acordo com a palavra de Deus, por amor sofreram perseguições, são também aqueles que zelam pelos padrões divinos da palavra. Desses é o reino dos céus.
No final Jesus diz:
Mateus, 5:12 - Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.
Os doze primeiros versículos do capitulo cinco de Mateus falam das beatitudes, ou as bem aventuranças, este sermão é de suma importância para todos nós cristão, se nos atentarmos para as pérolas que estão contidas nesta pequena parte da escritura, com certeza seremos melhores como pessoa e como Cristãos, seremos exemplo para que outros vejam que verdadeiramente somos seguidores de Cristo, e também queiram em suas vodas este Deus maravilhoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário