1 SAMUEL.
" 1 Samuel, 8:7-9 - Disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não é a ti que têm rejeitado, porém a mim, para que eu não reine sobre eles. Conforme todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até o dia de hoje, deixando-me a mim e servindo a outros deuses, assim também fazem a ti. Agora, pois, ouve a sua voz, contudo lhes protestarás solenemente, e lhes declararás qual será o modo de agir do rei que houver de reinar sobre eles."
Samuel é o último juiz de Israel, o livro registra a sua vida, registra também o reinado e o declínio de Saul o primeiro rei e a preparação de Davi o maior rei de Israel. A autoria do livro é possivelmente de Samuel, mas há também escritos de Natã e Gade. Sua data é fim do século X aC.
O primeiro livro de Samuel tem o seu início com Elias como sumo sacerdote durante o período de Juízes. Como líder religioso certamente iniciou a sua vida em uma íntima comunhão com Deus. Em sua palavra dirigida a Ana e no seu ensinamento concedido a Samuel, demonstrando clara compreensão dos propósitos e do chamado de Deus. Mas a sua vida termina em ignomínia quando os seus filhos foram julgados por Deus a a arca da aliança caiu nas mãos dos filisteus. A morte de Elias marca o declínio da influência sacerdotal e a ascensão dos profetas em Israel. Samuel foi dedicado a obra de Deus por sua mãe, Ana, ele se tornou um dos maiores profetas de Israel, ele era um homem de oração, que arca o fim do período dos juízes, ele criou a escola dos profetas e ungiu os dois primeiros reis.
O Primeiro e o Segundo livro de Samuel, formavam primitivamente um só livro. Foi dividido em duas partes pelos tradutores da Septuaginta. Essa divisão foi seguida por Jerônimo na Vulgata Latina e pelas versões atuais. O nome do livro tem variado de tempos em tempos, tendo sido designado:Primeiro e Segundo Livro dos Reinos (na Septuaginta), Primeiro e Segundo Reis (vulgata) e Primeiro e Segundo Samuel (Tradução Hebraica e maioria das versões atuais).
PERSONAGENS PRINCIPAIS DO PRIMEIRO LIVRO
- Ana, mãe de Samuel.
- Samuel, o último dos Juízes.
- Saul, o primeiro rei de Israel.
- Davi, o rei modelo de Israel.
As fontes desse período da história são escassas. Nem o Egito nem a Mesopotâmia estavam em condições de olhar para fora de suas fronteiras, deixando as nações menores da região siro-palestina combaterem ente si. Ameaças a Israel, vindas principalmente dos filisteus, exigiam maior cooperação entre as tribos que antes foram diretamente responsáveis pela decisão de mudar para a forma monárquica de governo. Saul obteve vitórias ocasionais contra os filisteus, mas foi morto na batalha do monte Gilboa, e os filisteus assolaram a parte central da Palestina. Portanto, coube a Davi expulsá-los. Ele também obteve sucesso na expansão e controle israelita sobre a maior parte da região siro-palestina em uma série de conquistas e tratados.
Israel havia sido governado por juízes que Deus levantou em momentos cruciais da história da nação; no entanto a nação havia degenerado moralmente e politicamente. Havia estado sob a investida violenta e desumana dos filisteus. O templo de Siló estava profanado e o sacerdócio se mostrava corrupto e imoral. Em meio a essa confusão política e religiosa surge Samuel. Da mesma forma que esse nascimento trouxe alegria para sua mãe Ana, traz também mudanças radicais para a nação.
Os filhos de Samuel não refletiam seu caráter piedoso. O povo não tinha confiança nos seus filhos; por isso a medida que Samuel envelhecia, o povo pressionava para que lhes desse um rei.
Lendo 1 Samuel vemos a transição da teocracia, o governo de Deus, para a monarquia, governo humano na direção de um rei, essa escolha teve consequências ruins para toda a nação, mas, foi a escolha que eles fizeram. Devemos nos atentar para as nossas escolhas, elas devem estar na direção e vontade de Deus.
E como eu sempre termino, convido-os a leitura das sagradas escrituras, essa magna carta de beleza divinamente inspirada.
Jesus está voltando.
Deus abençoe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário