LEVÍTICO.
" Levítico, 19:2 - Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Sereis santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo."
As vezes Deus parece distante, desejamos vê-lo e ouvi-lo, talvez você, amigo Leitor, pelo menos uma vez na vida já tenha se sentido dessa forma, lutando contra a crente solidão dentro de você, desespero, vida cheia de pecados e sobrecarregados de problemas. Assim vejo o povo de Deus, recém libertos do Egito, libertos no corpo, porque a alma ainda estava acorrentada aos costumes e as leis do Egito, leis que por anos e anos foi absorvida pelos Hebreus, desde José até Moisés passaram-se quatrocentos anos de cultura Egípcia.
A Bíblia nos diz que somos a imagem e semelhança de Deus, ou seja, lá no céu há um Deus parecido conosco, no céu não iremos encontrar um Deus com corpo de homem e cabeça de lobo, a exemplo dos deuses Egípcios, mas no céu encontraremos um Deus que assemelha-se conosco, porque assim ele nos fez, não é só a aparência física, mas principalmente o caráter e a personalidade, porem quando o pecado quebra a nossa comunhão com Deus, ficamos incompletos, desfigurados, precisando de restauração. Assim estava o povo de Israel após a dramática saída do Egito, o povo montou acampamento ao pé do monte Sinai, por dois anos ouvindo a Deus, foi um período de descanso, de ensino e construção e encontro com Deus face a face. A redenção do Êxodo é a base para purificação e adoração e o culto em Levítico.
Levítico é o terceiro livro de Moisés, sua data é de 1445__1444 a.C o conteúdo do livro de Levítico foi a revelação que Deus deu diretamente a Moisés, as quais Moisés, a sequir, as reduziu a forma escrita. Jesus faz referência a um trecho de Levítico, atfibuindo-o a Moisés.
Veja na palavra:
“ Marcos, 1:44 - dizendo-lhe: Olha, não digas nada a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho."
O Apostolo Paulo também faz referência ao livro de Levítico.
Veja na palavra :
“ Romanos, 10:5 - Porque Moisés escreve que o homem que pratica a justiça que vem da lei viverá por ela."
Sendo assim, é fidedigno esse livro, de uma importância singular para todo cristão.
Levítico foi escrito para instrução dos Israelitas e seus mediadores sacerdotais, acerca de como teria acesso a Deus por meio do sangue expiador e para ensinar o modelo divino de uma vida Santa que o povo deveria ter. Levítico é cheio de instruções normas e leis. Instruções para ofertas, instruções para os sacerdotes, instruções para o povo e instruções para o altar. Essas instruções ensinam a respeito da sua natureza e ajuda a desenvolver uma correta atitude de adoração.
Também vemos em Levítico normas para o povo, leia para os sacerdotes, as festas e as estações, e recebimento da bênção de Deus.
Vemos a importância de uma vida santa e o quanto Deus estava zelando pelo cuidado de seu povo, em todos os sentidos, tanto moral quanto espiritual e humanitário também.
Precisamos sermos diferentes, moral e espiritual dos ímpios que nada querem com Deus e suas leis, Os princípios de uma vida saudável são tão importantes hoje quanto foi no tempo de Moisés, um corpo saudável e santo é propício para a adoração ao nosso Deus, afinal, nos somos o templo de Deus, e devemos adorar a Deus através dele com sinceridade e pureza de coração.
Levítico é mais uma das pérolas divinas, é um belíssimo livro, como toda a Bíblia o é, portanto, eu convido a você amigo leitor, que não perca tempo, mergulhe na leitura da palavra de Deus, e aprenda com a Bíblia o caminho do céu. Esse livro maravilhoso é nossa bússola, nosso guia quatro rodas, que nos leva da terra ao conhecimento de Deus a Jesus Cristo, nosso Salvador.
Jesus está voltando.
Deus abençoe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário