" Daniel, 1:8 - Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar."
DANIEL.
__ Onde está Deus? Gritou certa mulher mergulhada em tristeza, cheia de angústia, a alma amargurada.
Os olhos dessa mulher contemplou bombardeios, assassinatos, golpes, desate naturais, doenças incuráveis, tantas coisas terríveis e todas essas coisas levou essa mulher a pensar que Deus está ausente; grandes tragédias fazem parte do seu cotidiano dessa mulher e o mundo para ela é um lugar assustador impossível de sobreviver.
Vinte e cinco séculos atrás, Daniel poderia ter se desesperado, mediante tudo o que aconteceu em sua terra natal, em sua vida pessoal, juntamente a milhares de seus compatriotas, o jovem Daniel era deportado para Babilônia, em 605 ac. Ele serviu a corte Babilônica por setenta anos durante o reinado de Nabucodonozor, Belsazar, Dario e Circo.
Ao invés de desistir ou desesperar-se, o jovem Daniel manteve sua fé inabalável em seus Deus, apesar das circunstâncias contrárias Daniel sabia que Deus é soberano. " Quantas vezes nos deparamos com situações adversas, que nos leva ao extremo do desespero, e o desespero por sua vez nos induz a erros que são difíceis de se contornar, e muitos neste momento faz a pergunta que iniciou essas mensagem."
A história de Daniel chama a nossa atenção, uma vez na corte Babilônica, ele estava cercado por costumes e por uma cultura totalmente diferente a sua cultura e o costume da sua terra, o jovem Daniel escolheu não se contaminar pelas práticas pagãs daquele povo, não só ele mas três de seus amigos, a exemplo de Daniel fez a diferença na Babilônia.
A cova dos leões, a fornalha ardente, a estátua do rei, foram situações em que Daniel e seus amigos foram colocados à prova, a fé inabalável desses jovens lhes deu coragem para dar testemunho do Deus a qual eles serviam, e em uma terra de tantos falsos deuses, o nome do senhor dos exércitos foi glorificado por meio da vida desses quatro jovens, em diversos momentos o rei teve de admitir a superioridade do Deus de Abraão Isaque e Jacó.
Cronologicamente Daniel é um dos últimos profetas da AT. Somente Ageu, Zacarias e Malaquias vem depois dele na sequência do ministério profético do AT. Ele foi contemporâneo de Jeremias, porem mais jovem, ele tinha provavelmente a mesma idade de Ezequiel.
O livro de Daniel é uma associação de autobiografia, história e profecia, sua forma literária é apocalíptica, significado que sua mensagem profética é a revelação de Deus através de visões sonhos e profecias. O livro de Daniel é visto como o Apocalipse do antigo testamento, metade do livro retrata o contexto histórico da época, a metade final aborda as várias profecias e visões, Deus revela ao profeta coisas que estavam muito a frente do seu tempo, algumas dessas visões está a frente do nosso tempo presente.
Daniel foi um jovem de grande determinação, sua confiança em Deus lhe garantiu um lugar de destaque no palácio real, ele não se abalou com os seus muitos adversários, mesmo quando esses adversários ocultos armaravam sílabas contra sua vida , Deus em momento nenhum desamparou o seu servo, mas deu provas de sua presença, de seu amor e de seu cuidado.
Deus sempre está ao nosso lado, sempre pronto a ajudar, mesmo com um mundo prestes a ruir, fétido e pecaminoso, Deus quer nos ajudar a vencer as batalhas que travamos neste mundo, batalhas que são muitas, porém o Espírito Santo de Deus foi enviado para nos socorrer no momento de perigo, assim como Deus enviou o anjo para fechar a boca dos leões, hoje também ele envia anjos para fecha a bocado maligno.
Daniel e seus amigos são exemplos de dedicação e comprometimento. Decidiram servir a Deus a despeito das consequências, não desanimaram diante das pressões de uma sociedade sem Deus, porque tinham um propósito claro na vida.
Devemos nos espelhar em exemplos como Daniel, nossa vida deve ser pautada na graça do filho de Deus, vivemos em um tempo onde muitos desistem da caminhada, abandonam o bom caminho que leva ao céu, para seguirem na estrada do inferno. Deus quer nossa fidelidade e obediência a sua palavra, uma vez feito isso, o próprio Deus nos defenderá das investidas do inimigo.
A leitura do livro de Daniel é maravilhosa, eu te convido a ler também, certamente que Deus falará contigo.
Jesus está voltando.
Deus abençoe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário