João, 21:20 - E Pedro, virando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, o mesmo que na ceia se recostara sobre o peito de Jesus e perguntara: Senhor, quem é o que te trai?
O evangelho do apostolo João foi escrito entre 80-95 dc. O Apostolo apresenta Jesus como o filho de Deus, este evangelho se diferencia dos outros três evangelhos, que são conhecidos como sinóticos, por serem bem parecidos, mas o evangelho de João revela muitos fatos concernentes ao ministério de Jesus na Judéia e em Jerusalém, e revela com maior profundidade o mistério da sua pessoa. João se identifica indiretamente em seu evangelho, como o discípulo a quem Jesus amava.
João era filho de Zebedeu, foi um dos três apóstolos mais chegados de Jesus juntamente com Pedro e Tiago, o evangelho de João é para a igreja uma grandiosa exposição teológica da verdade, como a temos personalizada na pessoa maravilhosa de Jesus.
O propósito deste maravilhoso escrito está bem claro no seguinte texto. "João, 20:31 - estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. "
João nos convida em seu Evangelho a crermos em Jesus como o filho de Deus, a crença nele como filho do eterno nos proporciona vida também, não por nós mesmos, mas por meio de seu nome, o nome de Jesus é vida, trás vida, proporciona vida. Jesus é sinônimo de vida, vida abundante, vida transbordante, vida eterna no seu reino de glória, João apresenta este Cristo, como filho e como o próprio Deus.
João enfatiza esta apresentação de Jesus como filho de Deus e como o próprio Deus, com o objetivo de refutar as heresias que já existiam na sua época, heresias essas que contestavam a divindade de Cristo.
Não devemos duvidar da divindade de Jesus, é muito comum vermos nos dias atuais, pessoas tentando humanizar a divindade do mestre, são pessoas néscias, que nada sabem, já na época de João havia este tipo de pessoas, e seu Evangelho nasce com este propósito, o de mostrar ao mundo, de todas as épocas e eras, que Jesus de Nazaré, é o filho de Deus, e também o próprio Deus, nada é ninguém vai mudar isso.
Veja na palavra:
" João, 1:1-3 - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez."
Neste belíssimo evangelho vemos também algumas características bem Especiais.
( 1) Jesus Cristo é apresentado pelo apostolo como o filho de Deus, o filho encarnado.
" João, 1:14 - E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai."
( 2) A palavra "crer" ocorre noventa e oito vezes, o equivalente a receber a Cristo.
" João, 1:12 - Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;" ao mesmo tempo que esse crer requer de nós uma total dedicação à ele.
(3) A vida eterna em João é um um conceito chave, refirindo - se não tanto a uma existência infinita, mas uma nova qualidade de vida, resultando da nossa união com Cristo, da nossa libertação da escravidão do pecado e dos demônios, e um crescimento no conhecimento de Deus e na comunhão com ele.
( 4) No evangelho de João, temos vinte e sete encontros individuais assinalados.
( 5) O ministério do Espírito Santo na qual ele nos capacita, comunicando - nos continuamente a respeito da vida e poder de Jesus após sua morte e ressurreição.
(6) A verdade é apresentada, Jesus é a verdade, o Espírito Santo é o Espírito da verdade, é a palavra de Deus é a verdade, a verdade libertadora e purificadora.
(7) Neste evangelho vemos em evidencia o numero sete: sete sinais, sete sermões e sete declarações.
( 8) Vemos o emprego de outras palavras de destaque como: luz, palavra, carne, amor, testemunho, conhecer, trevas e mundo.
O evangelho de João é um dos meus livros preferidos da Bíblia sagrada, sua beleza é sem iqual, sua mensagem é profunda e espiritual, toca no mais profundo da alma.
Eu vos convido, queridos amigos leitores, a ler este evangelho, mas não o leia como um livro qualquer, leia-o com sua alma e coração, absorva cada palavra, tenho certeza que você vai se maravilhar com a leitura deste evangelho, Deus irá falar contigo no momento em que você começar a ler estas áureas palavras.
Jesus está voltando.
Deus abençoe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário