" Números, 14:22,23 - nenhum de todos os homens que viram a minha glória e os sinais que fiz no Egito e no deserto, e todavia me tentaram estas dez vezes, não obedecendo à minha voz, nenhum deles verá a terra que com juramento prometi o seus pais; nenhum daqueles que me desprezaram a verá."
Números é o quarto livro da autoria de Moisés, fazendo parte do Pentateuco, que é os cinco primeiros livros da Bíblia sagrada, a data deste livro é de 1450__1410 aC. O propósito do livro de números e contar como Israel se preparou para entrar na terra prometida, como os Israelitas pecaram e foram punidos, pois todo pecado tem consequências e a preparação para uma nova investida.
O título do livro de Números, surgiu primeiramente nas versões gregas e latinas e derivam dos dois recenseamento ou contagens registrado no próprio livro de números.
Veja na palavra :
" Números, 1:26 - Dos filhos de Judá, as suas gerações, pelas suas famílias, segundo as casas de seus pais, conforme o número dos nomes dos de vinte anos para cima, todos os que podiam sair a guerra. "
A maior parte do livro descreve as experiências de Israel e suas peregrinações no deserto, daí por este livro ser chamado no hebraico de " No deserto " ( Bemidbar --- palavra que aparece no primeiro versículo do livro. ) O panorama deste livro é o vasto deserto do Sinai, tal como as terras ao sul e leste de Canaã.
O livro de números registra portanto a trágica história da incredulidade de um povo, recém tirado do Egito, cujo os olhos viram grandes coisas, isso deve servir como uma lição para o presente povo de Deus, visto que o senhor nos ama tanto, e quer o melhor para todos nós, embora na maioria das vezes não aceitamos o melhor de Deus, a nossa teimosia entristece o coração do pai.
Também há no livro de números a paciência de Deus, diante de um povo tão impaciente, por muitas vezes Deus reteve o seu juízo preservando aquele povo de duro coração. Devemos obedecer a Deus e não testar a sua paciência, não há o que ganhar em testar a paciência e o amor de Deus, uma hora o julgamento virá, portanto, nossa obediência deve ser constante, sempre presente.
O livro de números fala do primeiro censo da nação, da função dos levitas, da pureza do acampamento, e orientações da jornada. O livro também fala da murmuração do povo, da oposição de Miriã e Arão a Liderança de Moisés, e da rebelião dos dez espias contra Deus. Além de regras, o livro relata as rebeliões dos líderes contra Moisés, fala dos deveres dos levitas e também da nova geração.
O livro relata a história de Balão, o segundo senso da nação, vingança contra os Midianitas, instruções quanto as ofertas, as tribos além do Jordão, e os acampamentos nas planícies de Moabe. Este é portanto, um breve esboço do que contém este belíssimo livro, repleto de histórias, cuja a importância é indispensável para o povo de Deus, lendo esse livro aprendemos muitas coisas boas, há muitas lições neste livro que nos ajudam na nossa caminhada cristã.
O livro de números termina do modo que começa, com a preparação para entrar em Canaã, os remanescentes Israelitas formavam uma nação numerosa e santificada, ao derrotar várias nações, Israel povoou o lado leste do Jordão, então, enfrentou o seu maior desafio, atravessar o rio e possuir a terra prometida. Temos que confiar em nosso Deus no que se refere às promessas que ele nos faz,mas antes de tudo, devemos ser obedientes ao que ele nos fala, e não duvidar de suas palavras.
Amigo leitor que me acompanha diariamente, eu te convido a leitura deste magnífico livro, que quando aberto, é mais do que um simples livro, é a boca de Deus falando conosco. Leia a Bíblia meu amigo, e descubra nela, as maiores riquezas de todos os tempos.
Jesus está voltando.
Deus abençoe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário