" Rute, 1:16 - Respondeu, porém, Rute: Não me instes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus."
Em nossa caminhada pelos livros da Bíblia, estamos agora no livro de Rute que é o terceiro livro dos históricos do antigo testamento, vindo logo depois dos Juízes e antecedendo o livro de primeira Samuel. A autoria deste livro, embora alguns creiam que foi Samuel, mas evidencias internas sugerem que ele foi escrito após a morte de Samuel, sua data vem de algum tempo depois dos juízes, provavelmente entre ( 1375---1050 aC. ) um período obscuro na história de Israel, onde as pessoas queriam apenas agradar a si mesmas.
Historicamente o livro de Rute descreve eventos da vida de uma determinada família de Israel durante o tempo dos juízes, as pessoas chaves dessa história é Rute, Noemi e Boaz. Geograficamente o contexto é a terra de Moabe, a leste do mar morto, o restante do livro é em Belém de Judá e sua vizinhança. O livro também mostra como uma Moabita veio a ser a bisavó do Rei Davi. O livro também é a história da graça de Deus em meio às difíceis circunstâncias, este fato ocorreu no período dos juízes, período de desobediência, idolatria e violência. Mesmo em momento de crise e desespero existem aqueles que se mantém fiéis a Deus, que estão sempre firmes, sempre haverá pessoas assim, que se mantém íntegras e firmes na presença de Deus, não se desviando nem para direita e nem para esquerda.
A vida de Rute foi guiada pela fidelidade a Deus e as pessoas que conhecia, para sermos leais e amorosos em nossos relacionamentos, devemos ser fiéis e verdadeiros com as pessoas que nos cercam. Rute demonstrou grande generosidade a Noemi. Em troca, Boaz revelou sua grande bondade a Rute, uma pobre e desprezada Moabita. Rute também demonstra grande caráter moral mediante sua lealdade com Noemi, ao romper com os costumes de sua terra trabalhando nos campos de cevada, vemos os cuidados e a proteção de Deus sobre a vida das duas, e seu controle supremo acima de todas as coisas.
Devemos confiar que Deus está no controle de tudo, ainda que a nossa vida pareça estar de cabeça para baixo, devemos crer nele e confiar cada vez mais nele.
Quando conhecemos Rute ela era uma viúva sem espectativa de vida, ao acompanharmos sua união com o povo de Deus, e o risco de sua honra na eira de Boaz, finalmente a vemos tornar esposa dele. Veja aí um retrato de Cristo; começamos sem esperança e espectativa, estrangeiros e rebeldes sem parte alguma no reino de Deus, quando então, colocamos a nossa fé em Jesus, entregando nossas vidas a ele, Deus nos salvou e perdoou nossos pecados, reescrevendo a nossa história, e nos concedendo bênçãos que duraram a vida toda, a história de Rute se identifica com a nossa, a redenção de Rute através de Boaz é um retrato da nossa remissão através de Cristo Jesus. Aquela mulher mudou sua história quando se decidiu pelo verdadeiro Deus, a coragem e o amor dela para com o povo de Deus, lhe trouxe nova vida.
Rute foi escrito com intuito de nos ajudar a ver os sinais da graça de Deus em nossas vidas, e para nos ajudar a confiar em sua graça, mesmo quando as nuvens são tão grossas que não podemos ver a estrada e muito menos os sinais ao lado. Vamos voltar e lembrar que foi Deus que agiu no sentido de transformar cada revés em um trampolim para a alegria, e que é Deus que está planejando o nosso bem, portanto, devemos confiar nele, crer na sua gloriosa palavra.
Mais uma vez amigos leitores, eu voz convido a ler essa magna carta que é a Bíblia sagrada, a descobrir através de sua leitura a voz de Deus, a paz para o teu coração e o caminho certo para vida eterna.
Jesus está voltando.
Deus abençoe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário