" Jeremias, 18:2 - Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras."
A palavra do Senhor veio a Jeremias, profeta de Deus, essa palavra na voz do todo poderoso, pedia - lhe que descesse a casa do oleiro. ( Oleiro era a pessoa que trabalhava com o barro, fazendo vasos, o barro era colocado em uma roda de madeira que por um mecanismo girava em alta velocidade, de modo que o barro é moldado pelas mãos do oleiro até se tornar em um vaso, podendo a qualquer momento ser quebrado e refeito, segundo a vontade do oleiro.)
O todo poderoso pede que ele observe o ofício do Oleiro, os olhos curiosos de Jeremias fita as mãos hábeis do oleiro, o vaso então começa a se formar diante dos olhos do profeta, quando estava para finda-lo, o vaso é quebrado novamente, para o olhar de Jeremias, o vaso estava perfeito, mas para o Oleiro, o vaso tinha imperfeições e precisava ser refeito.
A palavra de Deus veio aos ouvidos de Jeremias novamente, Deus lhe dizia:
___ Não poderei eu fazer com vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? ___ diz o senhor: Eis que como o barro na mão do oleiro, assim sois voz na minha mão, ó casa de Israel. No momento em que eu falar contra uma nação e contra um reino, para arrancar, e para derrubar, e para destruir, se a tal nação, contra a qual falar, se converter de sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe. E , no momento em que eu falar de uma gente e de um reino, para edificar e pata plantar, se ele fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então, me arrependerei do bem que Tinha dito que lhe faria....
A palavra de Deus, no capítulo dezoito de Jeremias, narra essa história, e dela podemos tirar inúmeras lições, é uma palavra de advertência de Deus com aquele povo, um povo que desobediência constantemente, um povo que andava segundo o que bem lhe parecia, se você ler todo o capítulo dezoito verá a advertência de Deus quanto a isso. Mas o povo não queria dar ouvidos, antes, provocava a Deus prostrando diante de ídolos de pedra, falsos deuses, misturando - se a costumes de outros povos, prostituindo a palavra de Deus na sua não observância. O profeta Jeremias tinha uma dura missão, transmitir ao povo e ao rei, que eles estavam em pecado e necessitavam de arrependimento sincero, somente dessa maneira poderiam verem-se livre daquilo que Deus tinha proposto fazer - lhes de mal, porém, o rei e o povo endureceu o coração, e o resultado da desobediência foi a invasão do exército babilônico, levando toda a nação cativa, os filhos do rei foram mortos, e o rei teve seus olhos perfurados.
A palavra de Deus se cumpriu, conforme o profeta Jeremias havia dito, o povo foi levado cativo para uma terra estranha, com costumes e deuses estranho, mas tudo isso poderia ser evitado, se o povo tivesse dado ouvidos a palavra de Deus transmitida por meio do seu profeta. Desobedecer a Deus traz consequências graves para as nossas vidas, Deus não nos obriga a obedece-lo, todavia, as consequências da desobediência são inevitáveis e por fim o melhor é obedecer. Uma vez que a obediência também tem consequências. A alegoria proposta por Deus a Jeremias, mostrando - lhe o ofício de um oleiro, nos ensina que devemos entender que somos moldados pelas mãos e pela vontade de Deus, o pai sabe o que é melhor para cada um de nós, ele conhece o melhor caminho, ele tem a decisão certa, não devemos contender, não devemos contestar os planos de Deus para nossa vida, o pai conhece o que é melhor para cada um de seus filhos.
Talvez você não esteja entendendo o plano de Deus para sua vida, não se preocupe, na hora certa Deus explicará tudo a você, no momento certo você compreenderá o plano perfeito de Deus, ele sempre tem o melhor para cada um de nós, ele cuida de cada um com amor especial, amor de salvação, amor de pai, amor que nunca acaba, amor eterno. O oleiro nos ensina o quanto devemos ser humildes, pequenos, afinal, o que é o barro em relação ao oleiro, e o que somos nós em relação a Deus. Humildade e respeito é essencial para a vida cristã saudável e Santa aos olhos de Deus.
Jesus está voltando.
Deus abençoe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário