segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

JEREMIAS 2016.

JEREMIAS.

Jeremias, 1:5 - Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta.

  Na ótica do mundo o profeta Jeremias não foi um sucesso, Mas aos olhos de Deus, Jeremias foi uma das pessoas mais bem sucedidas da história. De acordo com o padrão divino, o sucesso envolve obediência e sucesso, e Jeremias atendia muito bem esses requisitos, Jeremias corajosamente e fielmente proclamou a palavra de Deus, foi um profeta obediente ao seu chamado.
   Mas afinal, quem era Jeremias?  Bom, vamos lá então; Jeremias era filho de sacerdote, seu pai chamava-se Hilquias, ele nasceu e cresceu na aldeia sacerdotal de Anote, na terra de Benjamin, ao nordeste de Jerusalém, durante o reinado Do ímpio rei Manassés.
      Por ele ser filho de sacerdote, a lógica dizia que ele teria que seguir a linhagem sacerdotal, mas Deus tinha outros planos para Jeremias, seu chamado acontece quando ele ainda era criança.
Veja na palavra:
  Jeremias, 1:4-6 - Ora veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:  Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta.  Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque sou um menino.
    Jeremias foi chamado por Deus para ser profeta em Judá ( reino do sul) ele serviu como profeta em Judá de 627 ac até o exílio Babilônico em 586 ac. Ele confrontou muitos Israelitas que pecavam contra Deus: reis, falsos profetas, aqueles que serviam nos templos e assentavam - se nos portões da cidade.
   A sociedade da época de Jeremias estava se deteriorando economia política e espiritualmente, as guerras dominavam o cenário mundial. O arrependimento pelo pecado adiaria o eminente juízo de Judá executado pelas mãos da Babilônia, mas o povo não daria ouvidos as palavras de Jeremias, tão pouco o rei, que queimou os manuscritos do livro de Jeremias, depois desse episódio, Jeremias dita o livro novamente para Baruc seu assistente, dessa vez ele acrescentaria ainda mais coisa no livro.
      O livro de Jeremias inicia com o seu chamado para ser profeta. Os 38 capítulos seguintes são profecias sobre Israel ( Reino do norte) e Judá  ( Reino do sul) Os capítulos de 2 a 20 contém assuntos gerais, aos quais não se pode atribuir uma data, e os capítulos 21 a 39 contém assuntos particulares, aos quais se pode atribuir uma data. O tema da mensagem de Jeremias é simples: Israel deveria arrepender-se e voltar-se para Deus, caso contrário ele Castigaria a nação. Como o povo rejeitou a mensagem Jeremias começou a predizer a destruição de Jerusalém. Este acontecimento está descrito no capítulo 39. Os capítulos 40 a 45 descrevem os fatos que se seguiram à queda de Jerusalém, o livro termina com profecias relativas a várias nações.
     Jeremias viveu para ver muitas de suas profecias se cumprirem, em especial as que se referem a queda de Jerusalém, o cumprimento desta e de outras profecias contra as nações estrangeiras veio como resultado do pecado, todo aquele que recusa confessar as suas faltas, trazem juízos sobre si mesmos. Jeremias também predisse que, depois da destruição da nação, Deus enviaria um novo pastor, o Messias, este conduziria Israel a uma nova esperança, ele realizaria estas coisas ao transformar corações de pedra, endurecidos pelo pecado, em corações de carne.  Sensíveis ao amor de Deus. Podemos ter um novo coração se amarmos a Deus, confiarmos em seu filho Jesus para salvar-nos mediante ao nosso arrependimento sincero.
    Jeremias era considera o profeta das lágrimas, ele tinha uma sensibilidade muito grande. Ele foi o primeiro a sentir o amor de Deus por seu povo, e a rejeição desse amor por parte dos Judeus.
    A mensagem de hoje nos falou um pouco a respeito desse grande profeta, que cumpriu um papel importantíssimo diante de Deus, corajoso e destemido esse profeta das lágrimas é um exemplo de obediência. Devemos a exemplo de Jeremias ter um coração sensível, e uma disposição para obedecer e fazer o que Deus está requerendo de nós.
   Jesus está voltando.
   Deus abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário