terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Juízes. 2016.

JUÍZES.

   "   Juízes, 17:6 - Naquelas dias não havia rei em Israel; cada qual fazia o que parecia bem aos seus olhos. "

   Dos livros históricos juízes é o segundo deles, o livro de Juízes fala de doze heróis, doze homens e mulheres que libertaram Israel de seus opressores, estes homens não eram perfeitos, mas,  eram submissos a Deus, que por sua vez usou-os. O livro de Juízes também fala do pecado e suas consequências, uma vez que isso era uma constante na vida do povo de Israel, quando estavam em aperto e aflição, consequência de seus pecados, buscavam a Deus, misericordioso o pai levantava os juízes para dar livramento ao seu povo, mas era o juiz morrer e o povo caia em pecado.
       Podemos dizer que o livro dividi-se  livro em três partes, na primeira vemos a conquista incompleta da terra e a desobediência e derrota. Na parte dois vemos o resgate de Israel pelos juízes.
Primeiro período: Otoniel.
Segundo período: Eude e Sangar.
Terceiro período: Débora e Baraque.
Quarto período: Gideão, Tola, Jair.
Quinto período: Jefté, Ibsã, Elom, Abom.
Sexto período: Sansão.
   Na terceira parte vemos o fracasso moral de Israel, a idolatria na tribo de Dã e guerra contra a tribo de Benjamin. Apesar dos esforços dos juízes, as pessoas não se voltavam para Deus de todo o coração, todos faziam o que achavam que era melhor para si, o resultado foi o declínio, espiritual moral e político da nação.
    A apostasia era presente no tempo dos juízes os relatos de Josué e juízes nos deixam em dúvida sobre como os israelitas puderam desprezar tudo que Deus fizera por eles anteriormente. Porém devemos destacar que o monoteísmo era exclusividade de Israel, que se iniciou no Sinai. O monoteísmo era uma visão radical da divindade, pois não estava subordinado a nada e ninguém, além de ser autônomo e não ser manipulado por nenhum tipo de ritual de culto. Nas religiões do Oriente Médio Antigo os deuses eram contatados por rituais de fertilidade e sacrifícios humanos e se manifestavam nos fenômenos naturais. Não tinham um padrão ético elevado, pois refletiam a própria natureza humana, além de dependerem dos humanos para a realização de suas tarefas; logo isso gerava a manipulação da divindade. O povo de Israel era um ajuntamento de clãs e não estava preparado para fazer um ajuste tão drástico em sua forma de pensar e se relacionar com a divindade, por isso foram muito influenciados pelo paganismo cananeu, chegando a tratar Deus como uma das divindades pagãs cananéia, conforme os profetas indicaram muitos séculos .
       Ao ler o livro de Juízes, preste atenção a estes heróis da história judaica, note a sua dependência de Deus e obediência aos seus comandos observe o declínio de Israel ao pecado, quando a nação se recusava a aprender com a história e vivia apenas o momento da bênção, mas, acima de tudo, fique atento a misericórdia de Deus ao libertar o seu povo repetidas vezes.
       Devemos nos atentar aos livros da Bíblia sagrada e aprender com eles, com os seus erros, a palavra de Deus nos ensina a sermos servos verdadeiros, fiéis e obedientes. Leia os livros históricos da Bíblia, aprenda com eles lições de áureo valor para  a vida cristã.

Jesus está voltando.
Deus abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário