quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Êxodo. 2016.

ÊXODO.

" Êxodo, 3:7,10. - Então disse o Senhor: Com efeito tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheço os seus sofrimentos;  Agora, pois, vem e eu te enviarei a Faraó, para que tireis do Egito o meu povo, os filhos de Israel."

        Não é fácil trocar a confortável segurança do conhecido por um futuro incerto. E se Deus nos der ordem para marchar? Seguiremos a sua liderança? Êxodo relata uma série de chamados e chamados do seu povo. Quatrocentos anos se passaram desde que a família de José se mudará para o Egito. Estes descendentes de Abraão agora tinha aumentado o seu número para mais de dois milhões, para o novo Faraó, os Hebreus eram estrangeiros, e seu número só aumentava, Faraó decide escravizá-los, temendo que eles viessem a se revoltarem contra o povo do Egito. Deus então escolhe Moisés para libertar seu povo, o livro de Êxodo narra essa história entre outras de suma importância para o povo de Deus.
           Êxodo da continuidade à narrativa iniciada no livro de Gênesis, o título do livro deriva da palavra grega, " exodus " título empregado pela Septuaginta, a tradução do AT para o grego, e tem o significado de " Saida" ou " Partida". O livro refere-se a liberação dos Hebreus, efetuada por Deus, tirando todo um povo da escravidão tirana do Egito, e a sua partida daquela terra como povo de Deus.
   Não foi tarefa fácil mobilizar aquela massa humana, mas eles marcharam para fora do Egito, pelo mar vermelho, e entraram no deserto seguindo a Moisés, e as colunas de nuvem e de fogo. Apesar da continua evidencia de amor e poder de Deus, o povo sentiu falta do Egito, Deus jugou-os pelas constantes desobediências e a incredulidade, Deus deu-lhes diversas leis para um viver correto.
         Durante quatrocentos anos, que passaram no Egito, os Hebreus tornaram-se escravos, e Faraó os oprimiu cruelmente, Deus então regata aquele povo através de seus poderosos milagres, e de um líder chamado, Moisés, Deus usa as pragas e a coragem heróica desse homem.
   Vale ressaltar que Moisés havia sido criado no Egito, embora Hebreu, ele foi criado pela filha de Faraó, houve um dia que o tirano líder do Egito manda matar as crianças dos Hebreus, Moisés é salvo, sua mãe havia o colocado em um cesto e soltado o filho no rio Nilo, próximo ao local onde a filha de Faraó se banhava, ela o encontra, se compadece do menino e o salva. Dessa forma Moisés cresceu e aprendeu tudo quanto precisava sobre o costume daquele povo.
       Moisés cresceu vendo o sofrimento do seu povo, quando já adulto, Deus o chama para libertar o seu povo, Moisés ouve o chamado,  e executa o plano de liberdade, conduz o povo por anos e anos no deserto, ensinando ao rebelde e teimoso povo de Deus, as suas leis.
   O sistema de leis de Deus possuía três partes: os dez mandamentos, contendo absolutos da vida moral e espiritual; a lei civil, que fornecia regras para conduzir a vida; e a lei cerimonial, que se constituía nos padrões para a construção do Tabernáculo e para a adoração regular. Deus ensinou ao seu povo a importância da responsabilidade, Quando obedecia, ele os abençoava, do contrário, ele os punia ou permitia as calamidades, toda essa história é descrita no livro de Êxodo. Uma leitura magnífica e indispensável.
      Êxodo foi escrito para que tivressemos um registro permanente nos atos históricos e redentores de Deus, pelos quais o povo foi liberto do Egito, e organizado como a nação escolhida de Deus, pelos mesmos atos divinos, aquele povo no deserto, que viria a ser Israel, recebeu a revelação escrita, do concerto de Deus.
   Êxodo é a maravilhosa história da direção se Deus, uma das características particulares deste livro é por conter mais milagres do que qualquer outro livro do antigo testamento, e também por conter os dez mandamentos.              
  Leia-o com toda a determinação,  desfrute de cada palavra, e aprenda com a história desse livro que devemos seguir a Deus por onde quer que ele nos guie.

Jesus está voltando.
Deus abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário