" Josué, 1:11 - Passai pelo meio do arraial, e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de mantimentos, porque dentro de três dias haveis de atravessar este Jordão, a fim de que entreis para tomar posse da terra que o Senhor vosso Deus vos dá para a possuirdes. "
Dando continuidade aos livros da Bíblia, depois de falarmos um pouco sobre os cinco primeiros livros conhecidos como pentateuco, agora daremos seguimento com os livros históricos, são doze os livros, que vão de Josué a Ester.
No pentateuco e narrado sobre a história da criação, a história dos Hebreus, da escravidão no Egito e a libertação daquele povo depois de quatrocentos anos de sofrimento, mas também há o relato da peregrinação daquele povo no deserto durante quarenta anos.
O livro de Josué e de sua própria autoria, exceto a parte final que foi escrita pelo sumo sacerdote Finéias, uma testemunha de todos esses eventos. O livro da continuidade ao pentateuco, ele relata a travessia do Jordão por Israel, depois da morte de Moisés a liderança passou a Josué, que liderou a conquista e o povoamento de Canaã pelas doze tribos, a data aproximada da invasão de Israel a Canaã é por volta de 1405 aC. Josué viveu próximo ao fim da opressão que Israel sofreu pelo Egito, testemunhou as pragas enviadas por Deus, a travessia do mar vermelho, e os sinais durante a peregrinação no deserto, serviu Moisés como comandante na batalha contra os amalequitas e acompanhou Moisés no monte Sinai quando Deus deu a Israel os Dez mandamentos, Josué mostrou grande devoção e amor a Deus.
O livro de Josué está dividido em duas partes. A primeira narra os acontecimentos referentes a conquista de Canaã. A parte dois do livro Josué registra a transmissão e posse do território conquistado. Na parte um vemos a conquista de Jericó, vencendo-a mediante a uma estratégia de Deus, depois vemos Israel diante da cidade de Aí, por causa do pecado de Acã, eles não prevaleceram contra ela, mas depois de apedrejar Acã, foram bem sucedidos. Na outra batalha que travaram contra os amorreus, Deus fez algo de extraordinário, fez o sol parar para ajuda-los a vencer a batalha. Finalmente depois de derrotarem outro grupo de Cananeus liderados por Jabim e seus aliados, eles possuíram a maior parte da terra. Deus estava com o povo a medida que o povo estava com Deus, em obediência e confiança. Na parte dois, o livro termina com a despedida e morte de Josué, capítulos vinte e três e vinte e quatro, Josué tinha compromisso e obediência para com Deus, esse livro nos fala dessa virtude. O povo de Deus deveria de fazer isso segundo a vontade de Deus, ser obedientes e terem compromisso com Deus. " Josué, 23:11 - Portanto, cuidai diligentemente de amar ao Senhor vosso Deus." E " ... Josué, 24:15 - Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor." Lendo Josué somos convidados a ter uma nova atitude diante de Deus, em obedece-lo e segui-lo em qualquer lugar e a qualquer custo, mesmo que esse custo seja a nossa própria vida.
Josué demonstrou a sua fé ao aceitar o desafio de liderar a mação. Será que nós Cristão estamos nos colocando a frente, dispostos a fazer o que Deus nos pede? Ao vivermos a vida cristã devemos atravessar o caminho da vida antiga para a nova vida, abandonando os desejos egoístas e tomando posse de tudo quanto Deus nos prometeu. Josué adverte ao povo a servir somente a Deus, a voz de Josué ressoa nos tempos de hoje, devemos servir somente a Deus em amor e obediência, não por interesse e dinheiro, não para fazer fortuna, mas por meio da servidão e doação de si mesmo pelos outros, ajuntar um tesouro nos céu conforme Jesus ensinou. Este foi um pequenino resume de Josué, convido-o a ler esse livro de espetacular beleza, afinal, a Bíblia toda é encantadora e maravilhosa.
Jesus está voltando.
Deus abençoe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário