Lucas, 19:9-10 - Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
Lucas era médico, um grego convertido ao cristianismo, e sendo médico, ele era um homem da ciência, um detalhista; não é de se estranhar que ele comece o seu relato expondo sua extensa pesquisa que está sendo narrado os fatos.
Veja na palavra:
" Lucas, 1:3-4 - também a mim, depois de haver investido tudo cuidadosamente desde o começo, pareceu-me bem, ó excelentíssimo Teófilo, escrever-te uma narração em ordem. para que conheças plenamente a verdade das coisas em que foste instruído."
Lucas era amigo íntimo do apostolo Paulo, acompanhou - o em algumas viagens, e teve a oportunidade de conversar com outros discípulos. Lucas teve acesso a outros relatos históricos e foi uma grande testemunha ocular do nascimento e crescimento da igreja primitiva, assim o seu Evangelho e o livro de Atos são documentos históricos confiáveis.
Lucas era o único autor humano não judeu de um livro da Bíblia, o Espírito Santo o moveu para escrever a Teófilo ( cujo nome significa " Aquele que ama a Deus." ) a fim de suprir uma nescesidade da igreja gentia, de um relato completo do começo do cristianismo. Escrevendo sob a inspiração do Espírito Santo, a intenção de Lucas foi transmitir a Teófilo e outros interessados gentios, com clareza, a plena verdade sob o que tinham sido oralmente inteirados.
Em Lucas, Jesus é visto claramente como o salvador divino humano, que veio como a provisão divina para a salvação a todos os descendentes de Adão.
Lucas descreveu como o filho de Deus entrou na história, Jesus viveu de forma exemplar, foi o homem perfeito. Depois de um ministério perfeito, ele se entregou como sacrifício perfeito pelos nossos pecados, para que pudéssemos ser salvos. Jesus é o nosso líder e Salvador perfeito, ele oferece o seu perdão a todos os que o aceitam como Salvador de suas vidas e crêem que aquilo que ele diz é verdade.
Veja na palavra:
"Lucas, 7:47 - Por isso te digo: Perdoados lhe são os pecados, que são muitos; porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama."
O evangelho de Lucas começa com narrativas mais completas da infância de Jesus, como apresenta um único vislumbres , nos evangelhos, da juventude de Jesus.
Embora os milagre ocupem um lugar de destaque no evangelho de Lucas, o enfoque principal deste evangelho consiste nos ensinos e parábolas de Jesus durante seu extenso ministério a caminho de Jerusalém.
O evangelho de Lucas é de uma beleza singular, ele forneceu detalhes importantes, a fim de que possamos crer na confiabilidade da história da vida de Jesus, podemos crer com certeza que Jesus é Deus.
Jesus é mais que um bom mestre, ele importa com você, ele conhece o sofrimento humano, por isso ele entende perfeitamente a suas lutas e suas dores.
Tradicionalmente, a data de composição do Evangelho de Lucas é fixado antes dos eventos finais do livro de Atos, entre os anos 59 e 63 d.C. O autor do Evangelho de Lucas reconhece a familiaridade com outros evangelhos anteriores. Embora o semitismo exista por todo livro, a obra foi composta em grego koiné . Tal como Marcos (mas ao contrário de Mateus), o público alvo é a população de gentios de língua grega, assegurando aos leitores que o cristianismo não uma seita exclusivamente judaica mas uma religião mundial.
A Bíblia sagrada individualmente é formada por vários livros, cada um com sua singularidade, cada um com sua importância, os evangelhos narram a história de Jesus, um pouco antes do seu nascimento até a sua morte e ressurreição e o momento em que Jesus ascendeu ao céu. O evangelho de Lucas mostra a mesma coisa que os outros evangelhos, salvo algumas passagens e outras, mas no contexto geral, são semelhantes, porém, Lucas, da ênfase à humanidade de Jesus, mas não deixando de enfatizar que apesar de homem ele era Deus.
Eu te convido a ler este belíssimo evangelho escrito pelo médico Lucas, certamente que Deus falará contigo, no mais profundo da sua alma.
Jesus está voltando.
Deus abençoe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário